Recordar estas imagens é para muitos leirienses reviver tempos da meninice, desde o solene ambiente da sala de aulas aos momentos do recreio, onde nos envolviamos entusiasmados nas nossas saudosas brincadeiras, algumas das quais não sobreviveram ao progresso, tais como o pião, o berlinde, a malha, o botão...
Outros haverá, e não apenas de Leiria, que lembrarão a extinta Escola do Magistério Primário, de onde ontem saíram, ávidos de entusiasmo para ensinar, contribuindo de forma muito marcante, para ajudar a formar o carácter dos que são as mulheres e os homens de hoje.
Curiosamente, naquele edifício, por coincidência, frequentei a escola primária e o magistério, precisamente na mesma sala de aulas, razão por que, sempre que por ali passo, ao observar aquelas janelas me vêm à ideia outros tempos e, obviamente, momentos notáveis, fontes de recordações que, queiramos ou não, representam marcos importantes da nossa vivência.
Hoje, já não é escola primária, já não é escola de magistério. O edifício foi entretanto disponibilizado ao IPL / Escola Superior de Educação.

1 comentários:

Anónimo disse...

Arnaldo:
Fui teu colega de escola, em Santo Estevão, onde fomos alunos do Professor Guimarães... recordas-te dele?
Também fui teu vizinho, pois eu morava na Rua Damião de Góis e tu nas escadinhas... logo depois de atravessar a D. Afonso Henriques. Recordo o teu irmão Henrique, recordo bem os teus pais, mas não me recordo do nome do teu irmão mais velho.
O teu pai tinha uma loja à Rua Direita (Barão de Viamonte).
Sei que temos a mesma paixão pela pintura... que fizestes o Magistério... leccionastes... casastes... mas perdi-te o rasto porque fui para a Força Aérea... África... Lisboa... e lá se deixam de vêr os Amigos!
Se queres responder, o meu e-mail é
victormafelias@gmail.com e, como consta do endereço, sou o Victor Elias, filho do Elias sapateiro... vê se te lembras!
Um abraço

About