Não estou seguro se de facto o edifício assim por mim denominado terá outra designação, mas parece-me que até nos meios oficiais é reconhecido desta forma.

Também não vem ao caso essa dúvida, porque o que de facto pretendo é mostrar um pormenor da antiga fachada, que gostaria de reproduzir em tela e da qual possuo esta fotografia. Já agora, muito me honraria saber de alguém que tenha a mesma foto, eventualmente mais antiga, mesmo a preto e branco, mas sem os taipais nas janelas.

Parece-me a mim que, com a alteração arquitectónica em curso, a beleza original ficará "abafada" pela parede que lhe foi acrescentada e, como refiro no objectivo que corporiza a selecção dos temas para as minhas telas sobre a nossa cidade, nada ficará como dantes - o homem, a máquina ou o tempo se encarregarão de alterar ou fazer desaparecer imagens que fizeram história.

1 comentários:

Rui Pascoal disse...

Esta "Garage" de estilo Arte Nova data de 1908 e foi construida segundo um projecto de um construtor civil de Leiria, Augusto Romão. Há um livro, de Lucília Verdelho da Costa, que fala dela e onde mostra a parte superior da dita garagem. As buscas vão continuar...

About