Está aí o outono e o com ele a fase de desenvolvimento activo dos cymbidiuns.
Alguma atenção requerem agora, verificando a existência de pragas.
As mais comuns são a cochonilha e o algodão branco, que se alojam principalmente na base e no verso das folhas e nos bolbos. Atacam as plantas sugando a seiva e impedindo o seu desenvolvimento normal.
Porque começam a surgir os novos rebentos e as hastes que produzirão as flores, há que atacar estes inimigos, seja através de insecticidas recomendados seja, de forma mais económica, limpando as zonas afectadas com um pano/cotonete e água com sabão.
Para se obter flores de maior robustez e qualidade, deve também intensificar-se a partir de agora a adubação, aplicando um de composição equilibrada ou com maior teor de potássio, para favorecer a floração. Se se utiliza granulado, deve espalhar-se em redor das plantas, sem o encostar aos bolbos.
A adubação líquida é mais prática, podendo dissolver-se na água da rega (de 15 em 15 dias). Neste caso, rega-se primeiro o vaso para humedecer a terra/composto, aplicando-se o adubo passado algum tempo. Como acontece com todas as plantas envasadas, se a terra/composto estiver seca, quando se rega a água não é absorvida, sai do vaso, pelo que continuará com a terra seca. Perante esta situação, deve mergulhar-se o vaso até humedecer a terra/composto.
Com o tempo mais frio e húmido deve reduzir-se a rega, mas mantendo a humidade do solo, sem o encharcar. Em caso de dúvida, não regue!

0 comentários:

About