Foi casual a forma como tive a oportunidade de conhecer e dialogar com esta talentosa artista madeirense.
Em visita ao pavilhão de “Bordados da Madeira”, inserido no tema da “Festa da Flor da Madeira”, fui atraído pela sua presença em plena actividade, como o documenta a foto.
Nasceu na Venezuela, onde frequentou os ateliers dos maiores artistas plásticos de Caracas, apreendendo com facilidade as suas técnicas.
Vive no Funchal desde há quinze anos onde tem vindo a desenvolver o seu “estilo realista”, com temas e trabalhos bem diversificados que, justamente, constituem um valioso acervo.
É detentora de um riquíssimo curriculum, distinguida e premiada em inúmeras exposições no País e no estrangeiro, particularmente na Venezuela, onde é bastante apreciada e muito bem conceituada no meio artístico.
A sua actividade não se limita à qualidade das telas que pinta, pois que para além da formação promovida no seu atelier ou em acções de formação, vai também atendendo as solicitações para o restauro de diversas igrejas na Madeira ou de peças de arte diversas, o que demonstra o reconhecimento e o apreço pelo valor da sua brilhante carreira.
Considera-se autodidata e afirma-se possuidora de uma permanente sede de conhecimento e experiência em outras expressões artísticas.
Algumas das suas obras poderão ser apreciadas na sua página no facebook “Atelier Maria Freitas”, cuja visita obviamente recomendo.


2 comentários:

Rui Pascoal disse...

Duas coisas que gostas e gentilmente partilhas: flores e pintura.
A Madeira é um jardim e, a avaliar pela imagem, está cada vez mais florido.
:)

Arnaldo disse...

Pois é! O clima, a qualidade da água do mar, o sabor a férias, são também um bom motivo para desejar prolongar a estadia, mas temos de nos contentar com um bocadinho de cada vez.
Um abraço.

About