Com o apoio da professora D.Paula Gouveia, do dep. Cultura da Câmara Municipal de Santana, foi posível localizar o sr. António Martins, figura carismática da região, que serviu de tema à minha última obra - o seu retrato em óleo sobre tela.
Na verdade, o tempo voa. É que já se passaram mais de três anos desde o dia em que registei a imagem daquele simpático rosto (Fevereiro de 2008).
O encontro que agora nos foi proporcionado ficará para sempre gravado na minha memória.
Seguramente, julgo que também os momentos partilhados viverão no dia-a-dia do sr. Martins e do seu genro, que amavelmente se disponibilizou a estar connosco.
A surpresa e a alegria que transpareceram daquele olhar, já cansado pelo peso dos seus oitenta e três anos, movendo-se apoiado num cajado, porque a sua já debilitada saúde o exige e o impede de se afastar da típica e humilde casinha de Santana onde vive, foram uma constante.
Está mais magro e, infelizmente, não é difícil apercebermo-nos de que sobrevive com precários recursos. Vive só. O seu único amparo traduz-se na assistência dada pelo seu genro.
         
Já lá vai o tempo em que se dedicava a trabalhar a lã, dobada pelas mãos de uma filha que recentemente perdeu. Disse que ainda poderia continuar a fazer os típicos “barretes de vilão” se alguém lhe dobasse a lã necessária, a lã pura, tosquiada localmente.
Emocionante foi o momento em que, após guardar as fotos que lhe deixei (a foto da tela e a que serviu de modelo), me colocou na cabeça um daqueles “barretes de vilão” feito por si e me acariciou timidamente.





Foi buscar a sua braguinha, companheira de muitas alegrias e bons anos, e dedilhou as suas cordas. Retribuí com o bailinho da Madeira, na minha harmónica bocal.
  




A hora da troca de abraços de despedida chegou, inevitável e, assim, demos conta que uma vez mais o tempo passa depressa.

4 comentários:

SilvaRocha disse...

Esse teu retrato tem uma história que nenhum outro terá! Esse teu óleo vai para sempre ficar ligado a uma pessoa que te marcou! Parabéns por esta reportagem e pelos momentos únicos que viveste.

Arnaldo disse...

Obrigado amigo Rocha.
A m/reportagem não pode ser mais extensa neste espaço, razão porque não pude expressar tudo o que senti e que me impressionou.
Tens razão, será difícil esquecer aquele rosto, aquele cenário, enfim, imagens de uma vida a quem a sorte não bafejou. Sabes o que quero dizer.
Um abraço e vótos de um rápido restabelecimento, para poderes juntar-te depressa aos teus companheiros da Academia.

Sandra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra disse...

Um amor de pessoa o Sr. Martins.

About