Adeus 2009, bem-vindo 2010!

Aos meus amigos e aos seguidores do meu CORESDELEIRIA quero expressar os melhores votos de um feliz Ano Novo, desejando que a abundância de coisas boas, o bem estar e a saúde sejam uma benção constante no seu dia-a-dia.

Boas entradas!
Foi hoje inaugurada a Galeria de Arte e Design Ensaios.
Implantada na zona histórica, na designada parte velha, vulgarmente conhecida por Largo do Terreiro, junto à CEDILE, a Galeria aí está finalmente, para bem da arte, para bem dos artistas, para bem da cidade.
As obras de restauro e adaptação do edifício para o fim em vista conferiram-lhe um nível arquitectónico e artístico de riquíssimos pormenores, constituindo só por si um valor acrescido ao nível das exposições que futuramente ali vierem a ser realizadas.
A iniciativa é digna dos mais rasgados elogios e os seus promotores merecedores das maiores e mais justas felicitações.
Leiria está de parabéns porque fica mais rica a partir de agora.
A Sílvia Patrício, artista plástica licenciada pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha no ano de 2000, coube a honra de abrir o calendário das exposições, com uma admirável série de trabalhos sobre tela, bem como algumas esculturas enquadradas no principal tema "Essa Paixão Proibida", baseado na obra do escritor Eça de Queirós - "O crime do Padre Amaro", evidenciando um estilo muito personalizado, trabalhos esses merecedores de assinalável distinção.
É uma exposição a não perder.

Levou-me um pouco mais de tempo mas, um ano mais, a tradição cumpriu-se.
É que, apesar da construção do meu presépio se assumir quase como um ritual, nunca disponho as figuras no mesmo local ( à excepção da Sagrada Família, ali não há lugares cativos) e mesmo a tradicional gruta é sempre de modelo diferente.
Entretanto, as searinhas de trigo que foram cuidadosamente semeadas em pequenos potes de barro já estão a nascer.
Quando as suas plantinhas exibirem aquele tufo viçoso, que mais parece um molhinho de agulhas verdes saídas da terra, adornadas nas suas pontas, pela manhã, com as gotinhas de água que a humidade produziu durante a noite, todo este cenário se tornará mais vivo e fresco. Então sim, ao admirá-lo, proporcionar-me-à aquele prazer do dever cumprido, como em cada ano que passa, e sentir-me-ei agradado ao ouvir referências amáveis ao meu trabalho.
Esforçar-me-ei por manter vivo este hábito, que faço questão de cultivar, não apenas pelo prazer que me dá e porque faz parte de uma cultura familiar enraizada mas, muito mais, pelo ensejo de transmitir esta tradição aos membros mais jovens da família.

Desejo a todos os seguidores e leitores amigos do meu CORESDELEIRIA um feliz Natal.
Posted by Picasa

About